terça-feira, 25 de setembro de 2012

Aneurisma de Aorta Abdominal

O Aneurisma de Aorta Abdominal (AAA) é uma dilatação anormal (maior que 50% do esperado para aquele seguimento) permanente e focal desta artéria, sendo na maioria das vezes (80%) infra-renal.


É uma patologia de alta incidência em indivíduos acima dos 65 anos de idade, cursando silenciosamente em grande parte dos casos, está associada à presença de hipertensão arterial e é freqüentemente diagnosticada incidentalmente quando da realização de exames para outras patologias.

A principal queixa dos pacientes é uma massa ou tumoração pulsátil em seu abdômen, frequentemente chamado de "um segundo coração na barriga". Dor lombar ou abdominal pode também estar presentes, tornando o leque de diagnósticos diferenciais muito amplo. A dor pode significar ruptura, dissecção da aorta ou até uma evolução muito rápida, bem como ainda pode ser erosão vertebral. 1/3 dos AAA's são facilmente palpáveis, por conta se seu tamanho e força de pulso. 

O diagnóstico pode compreender uma USG Abdominal, USG com Doppler, Tomografia Axial Computadorizada (TAC), Angiorressonância ou Arteriografia.

O tratamento consiste em cirurgia aberta e colocação de próteses arteriais ou tratamento endovascular e suas próteses adequadas.

Abaixo, um vídeo muito interessante sobre o mecanismo do Aneurisma de Aorta Abdominal (AAA) e quais as possíveis intervenções.



Fonte: LAVA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...